DESVENDANDO OS SEGREDOS DE CUSCO
A cidade de Cusco (ou Cuzco em espanhol ou Qosqo/Qusqu em quíchua) é uma cidade localizada no Vale Sagrado dos Incas. Esta cidade foi a capital, mais importante centro administrativo e cultural, do Império Inca.
Para quem vai fazer a viagem direto para Cusco cuidado com a soroche, doença da altura: Cusco está a 3400 metros de altitude. Se você está vindo de Arequipea, Colca e Puno, como eu fiz, dificilmente sentirá algum mal estar. Na verdade quando cheguei a Cusco meu organismo já estava bem adaptado a altas altitudes e, portanto, pude explorar muito da cidade a pé.
A cidade de Cusco também foi importante para os colonizadores espanhóis. Na tentativa de destruir a civilização Inca muitas construções foram saqueadas. Lá você encontrará muitas igrejas cristãs, pois a religião católica foi imposta a população. Porém, você poderá ver em muitas igrejas e museus quadros com cenas católicas e detalhes incas, como Jesus com o tom da pele igual ao dos peruanos (Incas), bochechas inchadas por mascar folhas de coca, cuy no lugar de outros alimentos, etc.
Muitos dos edifícios construídos depois da conquista é de influência espanhola com uma mistura de arquitetura inca, como a igreja de Santa Clara e San Blas. Além disso é comum encontrar edifícios espanhóis sobre as volumosas paredes de pedra construídas pelos incas. Prova da qualidade da construção Inca é que apesar de diversos terremotos os templos e construções Incas resistiram, ao contrário das construções espanholas.
Cusco é uma cidade turística. Lá você encontra de hotéis de luxo até hostals para mochileiros, restaurantes finos com gastronomia internacional até comidas típicas peruanas. Há também muitas lojas, feiras de artesanato, museus, igrejas, etc…
Assim que chegar a Cusco compre seu bilhete turístico. com custo de aproximadamente 150 soles, este bilhete lhe dá acesso a 14 diferentes atrações na região. Caso você opte por fazer apenas alguns passeios e comprar as entradas na hora o valor total será maior.
Passeando a pé pelas ruas de pedra de Cusco você encontrará características espanholas e incas em toda parte. As duas culturas se misturam em harmonia ali. Você vê edifícios de construção inca, como o Koricancha e o Palácio de Inca Roca, junto com construções coloniais de estilo barroco andino, como a Catedral e a igreja da Companhia.
Nas agências de viagem você pode fechar pacotes para fazer excursões na região do Vale Sagrado. De ônibus turístico você chega em poucos minutos as muralhas da fortaleza de Sacsayhuamán. Andando mais alguns quilômetros você chega aos sítios arqueológicos de Qenko, Pukapukara e Tambomachay, construções incas edificadas em pedra. O tamanho das pedras é impressionante!
Você pode ir mais além e conhecer também Pisac, Maras, Chinchero e Ollantaytambo. Desta última cidade sai o trem que vai até a cidade de Águas Calientes, porta de entrada para Machu Picchu.
Mais postagens
-
EXPEDIÇÃO ATACAMA
por Kirra Travel • 14 de Feb 2023 continuar lendo -
AMÉRICA DO SUL, QUAIS AS EXIGÊNCIAS ATUAIS?
por Kirra Travel • 03 de Jan 2022Viajar pela América do Sul não é nenhum mistério, todavia existem algumas regras e deveres que devem ser cumpridos ao ingressar em cada país, são questões relacionadas principalmente a documentação e agora, em tempos de Pandemia, a questão sanitária está...
continuar lendo -
VANTAGENS DE UMA EXPEDIÇÃO RODOVIÁRIA
por Kirra Travel • 10 de Aug 2020As Vantagens em optar por uma Trip rodoviária (terrestre) em Ônibus Fretado são muitas. Nesse artigo, a KIRRA TRAVEL irá listar os 3 principais motivos 1- Melhor Custo-Benefício; 2 - Possibilidade de conhecer outros pontos turístico que não apenas seu...
continuar lendo -
O QUE ESPERAR DE MACHU PICCHU EM JANEIRO?
por Kirra Travel • 24 de Mar 2020Afinal, vale a pena visitar Machu Picchu em janeiro? Enquanto, no Brasil, essa época é considerada a alta temporada nas principais regiões do país, no Peru este é o momento em que as atrações estão bem mais tranquilas, os passeios...
continuar lendo ver todas as postagens