Atacama em flor. A extraordinária florada no deserto mais árido do mundo!

O céu de repente se enche de nuvens, aguaceiros banham a terra e, alguns dias depois, uma florada espetacular transforma essa paisagem lunar numa colorida pradaria alpina.

O Deserto do Atacama é um dos lugares mais mágicos, bonitos e insólitos do mundo. Fui visitá-lo algumas vezes, e sempre me surpreendi com a sua beleza. Mas era sempre uma beleza seca, pois o Atacama, com seus 105 mil quilômetros quadrados de imensidão vazia entre o Chile e o Peru, é regado por uma média de apenas 15 milímetros de chuva ao ano. Isso faz dele um dos lugares mais áridos e inóspitos do planeta. No entanto, até no Atacama, onde areia, rochas e minas de sal são os elementos dominantes, é possível assistir, uma vez a cada 6-7 anos, um milagre da natureza. O céu de repente se enche de nuvens, aguaceiros banham a terra e, alguns dias depois, uma florada espetacular transforma essa paisagem lunar numa colorida pradaria alpina.

Normalmente, esta é a aparência do Deserto do Atacama: seco, desolado, todo tingido com a mais completa paleta dos ocres, amarelos e marrons.

O mérito pertence às precipitações do início da primavera, que periodicamente se manifestam com excepcional abundância e permitem, naquelas raras ocasiões, que as sementes de mais de 200 espécies de flores desabrochem ao mesmo tempo, como se tocadas por alguma varinha mágica.

Este ano, o espetáculo da florada do Atacama se manifestou com muita antecipação e atraiu ao deserto milhares de turistas armados com celulares e máquinas fotográficas.

A florada deste ano é excepcional não apenas pelo período anômalo em que ocorre, mas porque segue a menos de 24 meses a florada precedente, que aconteceu em 2015.

Confira abaixo uma pequena galeria de fotos dessa florada, e não deixe de ver o belo vídeo que encerra a matéria.

Por: Luis Pellegrini

Mais postagens
  • BACKPAKING CHECKLIST
    por Kirra Travel • 28 de Jan 2020

    BACKPAKING CHECKLIST KIRRA TRAVEL VESTUÁRIO: 01 - Shorts; 02 - Camisetas; 03 - Calça Esportiva (Vestidos); 04 - Calça Jeans; 05 - Moletom; 06 - Casaco (Jaqueta); 07 - Tênis Esportivo; 08 - Tênis Casual; 09 - Sandália; 10 -...

    continuar lendo
  • CHICAMA, A ONDA MAIS EXTENSA DO PLANETA
    por Kirra Travel • 24 de Jan 2020

    Ondas intermináveis são sempre apelativas. A possibilidade de efetuar múltiplas manobras, e fazer a alegria de surfar uma onda durar o máximo tempo possível são motivos suficientes para procurar estas pérolas pelo mundo fora. Trazemos-te alguns desses exemplos, e começamos...

    continuar lendo
  • 15 COISAS QUE SÓ GENTE LOUCA POR VIAGEM VAI COMPREENDER
    por Kirra Travel • 30 de Nov 2019

    1- Você abdica de algumas coisas para conseguir viajar e não se arrepende. 2- Sua poupança virou ‘poupança para viagens'. 3- Sua lista de “lugares para visitar” simplesmente não para de crescer. 4- Sempre tem algo te lembrando que está na...

    continuar lendo
  • OS 10 SEGREDOS SOBRE MACHU PICCHU
    por Kirra Travel • 30 de Nov 2019

    Não é, na verdade, a Cidade Perdida dos Incas. Quando o explorador Hiram Bingham III encontrou Machu Picchu em 1911, ele estava à procura de uma cidade diferente, conhecida por Vilcabamba. Essa era uma capital oculta para onde os incas haviam escapado...

    continuar lendo
  • ver todas as postagens